Educação dos filhos: o equilíbrio entre o amor e a disciplina

Foto de senivpetro on Freepik

Era junho de 2010 e minha esposa e eu estávamos para ter nosso primeiro filho. Estávamos jantando com meu pai, então decidi pedir alguns conselhos. Pedi ao meu pai para dar o melhor conselho sobre paternidade que ele tinha de suas décadas de paternidade.


Ele pensou por um minuto e então me deu uma analogia que nunca esquecerei. Meu pai me disse que a paternidade era como uma balança – não como aquela que você se pesa no banheiro, mas aquela que você vê como um símbolo de justiça. De um lado você tem amor e do outro tem disciplina. Aplicar qualquer uma com muita frequência sem a outra é muito prejudicial para o seu filho. 


Meu pai continuou explicando que quanto mais amor você mostrar aos seus filhos, mais eles vão aceitar a disciplina. E quando você aplicar mais disciplina a eles, você também precisa deixá-los saber o quanto os ama. Amor demais sem disciplina, pode deixar uma criança mimada, e muita disciplina sem amor, pode danificar uma criança emocionalmente e afugentá-las.


Desde aquela noite, geralmente penso sobre a correlação entre correção e amor. Eu acredito que os pais geralmente se sentem maus quando disciplinam os filhos. Definitivamente não é algo divertido a se fazer. É difícil, mas é bom. Então meu encorajamento a você é aplicar diferentes níveis de disciplina, apropriada para seu filho, para que eles saibam que você os ama e se preocupa com eles.


Assim como amamos os filhos e precisamos discipliná-los, o Pai Celestial ama Seus filhos e os disciplina. Se você aceitou Cristo como seu Senhor e Salvador, então Deus é seu Pai. Você foi adotado na Sua família. "Porque o Senhor corrige quem ele ama, assim como um pai corrige o filho a quem ele quer bem." - Provérbios 3:12 NTLH.


Autor: Brad Belyeu

Fonte: YouVersion

Direitos autorais reservados a YouVersion com base nas Informações sobre direitos autorais de planos e versões da Bíblia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário