Conforme James K. A. Smith descreve em seu livro - Você é aquilo que ama, “A formação espiritual em Cristo exige a habituação precisamente por termos acumulado tantos hábitos desordenados ao longo da vida. Por essa razão, a formação espiritual da criança é um dos planos mais importantes na composição do corpo de cristo. Cada criança criada na igreja ou em um lar cristão tem a oportunidade de ser imersa desde o nascimento em práticas formadoras de hábitos, as quais têm como referência o reino. Por isso, a intencionalidade na formação de crianças é um dom do Espírito
Smith, descreve em seu livro a importância da prática: ela é fundamental para enfatizar o hábito, ou seja, tornar natural o conhecimento adquirido durante sua jornada no ministério infantil e na vida.
As crianças são dotadas de sentimentos, como um livro descrevendo cada capítulo dia após dia, mês após mês e ano após ano. Olha que incrível, você ter a oportunidade de fazer parte da história de cada criança por meio do ministério infantil.
Contudo, ao colocarmos nossas ministrações à mesa em reuniões para estabelecer um cronograma de trabalhos pensados para este lindo ministério, acreditamos com fé em Deus que os objetivos traçados serão dirigidos por Ele e oramos, entregando o controle de tudo, pois se trata do reino DEle. É onde alcançamos na oração e jejum o domínio da sua palavra e capacidade para transmiti-la.
É um discipulado que brota da adoração - é uma pedagogia baseada na convicção de que oramos antes de conhecer, de que adoramos antes de termos uma visão de mundo. Os adoradores que o Pai deseja são formados, não apenas informados. Essa formação deve começar com um ministério para crianças conquistando a imaginação de cada pequeno.
Como Funciona o Ministério Infantil?
O Ministério Infantil é uma missão de grande importância para a igreja de Cristo, necessitando planejamento, pessoas capacitadas, orçamento e uma estrutura pensada especialmente para o acolhimento de cada pequeno. Não basta ter apenas boas ideias, todos os envolvidos devem trabalhar direcionados com o mesmo propósito.
O site Material Gospel mostra que é necessário o equilíbrio da base necessária para manter em funcionamento o ministério infantil - “Algumas igrejas pequenas se perdem por falta de um destes elementos. A maioria das igrejas até possuem grande empenho e força de vontade, mas não conseguem investimentos, dificultando o início do projeto.“.
Algumas dicas fazem com que o Ministério Infantil Fábrica Kids cresça e gere resultados, saiba como:
Dicas para o Ministério Infantil
Conquistar a atenção de um grupo de crianças demanda conhecimento e habilidade, para isto é necessário pensar em atividades que envolvam a participação infantil e que ensinem princípios cristãos, seguindo o que está escrito em Provérbios 22:6, “Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.”.Algumas dicas fazem com que o Ministério Infantil Fábrica Kids cresça e gere resultados, saiba como:
- Cultos
- O Ministério Infantil é uma extensão da igreja, logo, o culto também é uma atividade que deve estar presente, em um formato de curta duração e com uma linguagem própria para as idades.
- Recursos Visuais
- Utilize recursos visuais, pode ser uma excelente estratégia para conquistar a atenção das crianças por meio de personagens em moldes artesanais como bonecos e desenhos; Trara-se de estratégia para memorização.
- Disponibilize com moderação vídeos curtos com músicas gospel infantil, ou desenhos com histórias.
- Histórias
- Conte histórias bíblicas, pois elas contribuem para o aprendizado das verdades sobre Deus, a criação e ajuda a criar maturidade espiritual;
- Utilize também, histórias que inspirem as crianças, desde que estas possuam como base o evangelho de Cristo, lebre sempre que o ambiente é espiritual e lugar de influenciar nossas crianças a conhecerem ao Senhor Jesus.
- Música
- Permita que as crianças apresentem sua adoração a Deus por meio da música, nenhuma criança começará a cantar desde que seja influenciada para tal, para isto é dever do ministério infantil incentivar os pequenos a cantarem em grupo ou individual.
- Atividades
- Dê a liberdade para que as crianças expressem seus sentimentos e sua compreensão através de desenhos, pinturas, massinhas de modelar. Um método tradicional é utilizando como base tema da história apresentada em sala de aula para que todos mostrem o que entenderam sobre o assunto.
- Encontros
- Agende encontros em um ambiente pensado especialmente para os pequenos, realizando gincanas, brincadeiras, presentes, filmes, músicas, pula-pula, jogos, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário